CDHU discute Plano de Desenvolvimento Urbano Habitacional até 2040

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, promoveu uma oficina técnica nesta sexta-feira (04) para discutir e estabelecer diretrizes para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional – PDUH 2040. Nessa fase, o foco está na construção dos cadernos regionais, que já estão em andamento.

A diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Maria Claudia Pereira, explicou que, nesta etapa de atualização, as equipes têm trabalhado em recortes por macrorregiões. Ela ressaltou a importância de considerar tanto o planejamento do desenvolvimento habitacional quanto o urbano, permitindo a participação de todos os envolvidos. O objetivo é regionalizar a atuação da CDHU, com destaque para as regiões metropolitanas, abrangendo todo o Estado de São Paulo.

As análises têm se concentrado em questões regionais estratégicas, identificando potencialidades e fragilidades com base nos cadernos temáticos anteriores. A consultoria da FIPE irá consolidar o trabalho realizado nos cadernos regionais, que em breve serão disponibilizados para todos os interessados.

O consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Marcelo Ignatios, detalhou o processo de atualização do Plano, destacando a análise separada de nove regiões. Essa análise considera a demanda habitacional local, a tradição de atendimento da Companhia e as emergências climáticas identificadas.

A apresentação focou na Região Metropolitana da Baixada Santista e Registro, abordando aspectos ambientais, socioterritoriais, infraestrutura urbana, social, mobilidade, mudanças climáticas e vulnerabilidade socioterritorial. Os participantes discutiram os desafios do desenvolvimento urbano integrado com habitação social, exemplificando particularidades da região, como as palafitas no litoral e as unidades de conservação em Registro.

Sobre o PDUH 2040
O Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional é um instrumento de planejamento que visa reconhecer as dinâmicas e necessidades dos municípios e regiões de São Paulo, orientando políticas públicas e investimentos para promover cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis.

A atualização do PDUH busca fortalecer três eixos de atuação: Urbanismo e Habitação Social, Infraestrutura e Mobilidade, Meio Ambiente e Mudança do Clima, em diversas escalas. Para seu pleno desenvolvimento, o PDUH 2040 prevê a criação de um banco de dados geoespaciais, plataforma colaborativa, monitoramento de metas e parâmetros internacionais de desenvolvimento sustentável (Nova Agenda Urbana e ODS-ONU), análises temáticas e integradas, além de índices para subsidiar a tomada de decisão no planejamento.

Deixe um Comentário