CDHU e Funap firmam Parceria para Produção de Mobiliário em Moradias Populares

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para promover programas e projetos conjuntos visando a capacitação profissional de pessoas privadas de liberdade. A parceria engloba a aquisição de produtos desenvolvidos nos cursos profissionalizantes da FUNAP pela CDHU, como móveis, peças de madeira, artefatos de alumínio, concreto, entre outros.

O projeto piloto terá início nas unidades do Vida Longa, atendendo idosos em situação vulnerável, e posteriormente se expandirá para 236 unidades em diversas cidades. Além disso, estão previstos projetos para o desenvolvimento de artefatos de concreto e estruturas em alumínio, bem como kits para instalações hidráulicas e elétricas em unidades habitacionais.

Durante a assinatura do acordo, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, destacou a possibilidade de ampliação da parceria no futuro, criando oportunidades de trabalho e ressocialização para os detentos. O Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, enfatizou a importância de inserir essa mão de obra no mercado, enquanto o presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, ressaltou a importância da cooperação mútua entre os órgãos.

A FUNAP coordenará a seleção dos participantes, aprovando a infraestrutura necessária nas unidades prisionais, enquanto a CDHU ficará responsável pela oferta dos cursos profissionalizantes e certificação dos alunos. O acordo terá duração de sessenta meses e não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.

Essa iniciativa visa não apenas capacitar tecnicamente os detentos, mas também promover sua ressocialização e inclusão no mercado de trabalho, contribuindo para a redução

Deixe um Comentário