Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba elege presidente e discute prioridades.

Na última quinta-feira (20/02), Rio Claro sediou a 9ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba. Durante o encontro, os participantes não só debateram as principais questões em pauta, como também elegeram a nova liderança para os anos de 2025 e 2026.

O prefeito de Rio Claro, Gustavo Ramos Perissinotto, foi escolhido como presidente do Conselho, com Thiago Silveiro, prefeito de São Pedro, assumindo como vice. Vitão Riccomini, prefeito de Capivari, ocupará o cargo de secretário executivo, enquanto Nelita Michel, prefeita de Iracemápolis, anteriormente presidente, agora liderará as Câmaras Temáticas.

José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano, representando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), conduziu a reunião. A SDUH é responsável pela coordenação do Conselho.

Durante a apresentação, o subsecretário destacou a importância da nova iniciativa Bairro Paulista, focada na revitalização de áreas degradadas com soluções sustentáveis. Dividida em seis eixos, a iniciativa abrange Regularização Fundiária – Cidade Legal; Melhorias Urbanas – Cidades Sustentáveis; Urbanização de Favelas e Comunidades Urbanas; Melhorias Habitacionais – Viver Melhor; Requalificação Urbana – Projetos Estratégicos; e Planejamento Urbano Municipal e Metropolitano.

Outra ação relevante é a plataforma de dados georreferenciados em desenvolvimento para fornecer informações essenciais aos municípios. Essa plataforma será disponibilizada gratuitamente pelo Estado, visando melhorar a gestão municipal e promover equidade.

Foi apresentado também o Sistema de Monitoramento via Satélite das Áreas Suscetíveis (SMAS), que permite o acompanhamento do uso e ocupação do território. O sistema já cobre 12,5 mil Km², com a adesão de diversas prefeituras e órgãos estaduais.

O prefeito de Rio Claro, agora presidente do Conselho, ressaltou a importância da cooperação entre os municípios para enfrentar os desafios. Ele mencionou a chegada de grandes empresas à região, enfatizando a necessidade de preparo para receber esses investimentos.

 

Região Metropolitana de Piracicaba

Criada pela Lei Complementar Estadual nº 1.360 em 24 de agosto de 2021, a Região Metropolitana de Piracicaba é composta por 24 municípios e possui uma população estimada em 1.510.144 habitantes, conforme dados da Fundação Seade para 2020.

Fotos: https://flic.kr/s/aHBqjC37de 

Deixe um Comentário