A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) marcou presença no Fórum de Planejamento Urbano, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) para fortalecer a integração entre o setor público e profissionais envolvidos na busca por soluções para os desafios urbanos. Maria Teresa Diniz, diretora de Planejamento e Programas da SDUH, representou a pasta ao lado de Lígia Marta Mackey, presidente do Crea, Vinícuis Marchese, presidente do Confea, e José Armênio, secretário adjunto da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo.
Durante a abertura do evento, Maria Teresa destacou o novo enfoque da SDUH no desenvolvimento urbano, que se tornou um dos principais pilares de atuação. Ela enfatizou a complexidade do planejamento urbano, ressaltando a importância da abordagem multidisciplinar para enfrentar os desafios com clareza.
A diretora também compartilhou as metas da SDUH, incluindo o objetivo de proporcionar habitação digna, segura e de qualidade, bem como a regularização fundiária. Até o momento, foram realizados 40 mil atendimentos habitacionais e mais de 107 mil unidades estão em processo de produção. Além disso, já foram entregues 108 mil regularizações, com a meta total de 200 mil.
Outro ponto relevante abordado foi a revisão do Plano Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano, iniciada após a tragédia em São Sebastião. A reestruturação do plano visa repensar o futuro do atendimento habitacional e desenvolvimento urbano.
Lígia Marta Mackey, presidente do Crea, ressaltou a importância do encontro para aproximar o poder público e as instituições envolvidas na melhoria das cidades. Ela destacou a necessidade de promover igualdade entre os cidadãos e reforçou o papel dos profissionais associados ao Crea na construção de cidades melhores.
A programação do evento incluiu dois painéis com discussões sobre projetos inovadores e desafios no planejamento urbano. Temas como sustentabilidade, economia circular, políticas públicas, governança de riscos, engenharia, tecnologia e mobilidade foram abordados, visando contribuir para o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. Uma palestra sobre inteligência artificial aplicada às cidades encerrou o evento.
Formado em Sistemas para Internet pela Uninove (2018), sou programador web front end. Escrevo sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Social.