Governo de São Paulo busca investimentos estrangeiros para Habitação em Cannes

A partir desta segunda-feira (10/3), a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação está apresentando o portfólio de programas e ações do Estado de São Paulo para o mercado internacional, com o intuito de atrair investimentos para fortalecer essas políticas públicas. O secretário Marcelo Branco está participando do MIPIM, o maior congresso voltado para Habitação e mercado imobiliário a nível global.

O MIPIM está acontecendo de 10 a 14 de março, em Cannes, na França, e o primeiro dia está totalmente dedicado à Política Habitacional. Sob o tema Housing Matters (Habitação Importa), estão sendo discutidas soluções habitacionais para a população mais vulnerável, considerando diferentes contextos e cenários. Além do secretário Marcelo Branco, participaram do evento o prefeito de Londres, Sadiq Khan; o prefeito de Hannover (Alemanha), Belit Onay; o senador de Berlim para Desenvolvimento Urbano e Habitação, Christian Gaebler; entre outros líderes públicos e representantes da sociedade civil.

Marcelo Branco enfatiza que o painel foi estruturado visando promover uma colaboração entre o setor público e o mercado. “Selecionamos programas para apresentar no MIPIM que têm maior potencial para atrair investimentos, nos quais contamos com o apoio do mercado para ampliar a implementação das políticas públicas de habitação.”

Uma das iniciativas é o Casa Paulista – Carta de Crédito Imobiliário, que a SDUH utiliza para subsidiar famílias de baixa renda na compra de imóveis de empreendimentos privados. Desde 2023, foram beneficiadas mais de 60 mil famílias. Nesse período, foram entregues 28,6 mil moradias por meio desse programa, enquanto outras 55 mil estão em processo de construção.

Outra oportunidade de negócios é a Carta de Crédito Associativa (CCA). Nesse modelo de financiamento, a CDHU realiza chamadas públicas para contratar projetos imobiliários privados que estejam prontos, em construção ou com todas as licenças necessárias. Isso reduz o tempo para a entrega de habitações, já que a contratação ocorre após a conclusão dessas etapas burocráticas. A atual administração já entregou 4,5 mil unidades via CCA, com investimentos de R$ 802,9 milhões. Além disso, há 14.436 unidades em processo de construção, com investimento de R$ 2,6 bilhões.

Durante a apresentação, o secretário também destacou a inovação do Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, uma iniciativa da secretaria para aumentar a resiliência e adaptabilidade das cidades, melhorando a saúde e qualidade de vida da população. Lançado em novembro do ano passado, o projeto piloto foi concluído em Araçoiaba da Serra, com cinco obras em andamento, 60 projetos em análise e 90 reuniões programadas até o final de março para orientar as prefeituras na adequação de projetos de intervenção urbana com base no caderno de tipologias disponibilizado pela SDUH. O objetivo é que as obras de requalificação urbana realizadas por meio de convênios com o Estado resultem em benefícios ambientais e de resiliência para a cidade, melhorem a segurança viária, incentivem a mobilidade ativa e, por fim, proporcionem mais qualidade de vida para a população.

“O Estado está comprometido em orientar o desenvolvimento sustentável das cidades. Estamos adotando abordagens simples, o que facilita a adesão e ampliação dos projetos. Recentemente, tivemos a adesão do SECOVI-SP aos conceitos do programa, o que comprova que se trata de uma oportunidade de inovação tanto para os formuladores de políticas públicas quanto para o mercado. A sustentabilidade é crucial em todos os setores diante do atual cenário de mudanças climáticas”, explica Marcelo Branco.

A presença da SDUH no MIPIM ao longo da semana é fundamental para buscar inovações em políticas públicas que estão sendo implementadas em outros países, além de identificar avanços tecnológicos que possam ser aplicados na política habitacional paulista. Essa troca de experiências já está acontecendo, como no caso da construção de empreendimentos com tecnologia industrial modular offsite. Novas iniciativas podem ser incorporadas para aprimorar a qualidade das políticas públicas e agilizar a produção do Estado. O secretário Marcelo Branco tem reuniões agendadas ao longo da semana com a ministra de Habitação e Ação Social da Dinamarca, Sophie Hæstorp Andersen, e com o arquiteto Carlos Ratti, coordenador do Seanseable City Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerado um dos acadêmicos mais influentes em planejamento urbano, além de investidores japoneses.

O MIPIM, maior feira de Habitação e Mercado Imobiliário do mundo, reúne gestores públicos, investidores internacionais e fundos soberanos com mais de 4 biliões de euros em ativos. Com a presença confirmada de delegações de Japão, Canadá, EUA, México, Arábia Saudita, Índia, Turquia, Omã, Emirados Árabes Unidos e Qatar, além de gestores municipais de Londres, Roma, Madrid, entre outros. Diante desse cenário, é um ambiente propício para captação de recursos e compartilhamento de tecnologias e práticas inovadoras no setor público.

Deixe um Comentário